- Internet - Wi-Fi
Hotel Alto Atacama
Excursões
Para poder conhecer a cultura Lican Antai a primeira parada é o sítio arqueológico de Tulor, com 2400 anos de antiguidade que é de grande valor para a compreensão da história local. Em seguida, percorreremos o povoado de São Pedro e visitaremos a cidade histórica e sua igreja, para finalmente terminar no Pucara de Quitor: aldeia pré-hispânica que revela como foram os primeiros assentamentos humanos sedentários da região.
- Duração: Meio día
- Nível: Fácil
- Altitude: 2480 m
- Aclimatação: Não se precisa
Outra atração imperdível a ser contemplada é o maravilhoso entardecer no deserto. O percurso começa com uma visita a Toconao, aldeia típica da região que é caracterizada pela sua arquitetura de pedra Liparita e pelos seus cultivos agrícolas. Continuaremos em direção ao Bosque de Tamarugos, localizado em Tambillo, para fi nalmente chegar à reserva nacional Los Flamencos de onde apreciaremos o pôr do sol.
* Inclui aperitivo.
- Duração: Meio día
- Nível: Fácil
- Altitude: 2300 m
- Aclimatação: Não se precisa
Localizada no interior de um santuário da natureza, nesse percurso podem ser observadas espetaculares formações geológicas causadas pela pressão exercida pela Cordilheira dos Andes e Cordilheira de Domeyko. É uma paisagem deslumbrante e uma das formações geológicas mais características da Região, onde chegam viajantes de todo o mundo para assistir o pôr do sol.
* Inclui aperitivo.
- Duração: Meio día
- Nível: Fácil
- Altitude: 2450 m
- Aclimatação: Não se precisa
Depois de entrarmos no Altiplano nos depararemos com o Salar de Capur, que signifi ca Zorro no idioma antigo Kunza Latchi Pata. Realizaremos uma caminhada em altura de 10 km, durante 4 horas aproximadamente e com um desnível de 400 metros acima do nível do mar, começaremos rodeando este salar para então realizar um ascenso em direção e um riacho sobre os 4.300 metros acima do nível do mar, onde aparecerá o Salar de Águas Calientes em todo o seu esplendor.
- Duração: Dia completo
- Dificuldade: Média-Alta
- Altitude:4.300 m
- Aclimatação: 2 dias
Este tour atravessa um dos caminhos de pastores mais importantes já registrados na região. Depois de passar por um antigo túnel que liga São Pedro a Calama, o caminho continua sobre as cornijas da Cordilheira do Sal, para observar o Vale Catarpe, o Oásis de São Pedro, o Salar de Atacama, a Cordilheira dos Andes e a Cordillera de Domeyko. Finalmente, no trajeto de volta, cruzaremos um caminho no meio das dunas, que fazem parte da geografia característica do Vale de Marte.
- Duração: Meio día,
- Dificuldade: Meia.
- Altitude: 2550 m.s.n.m.
- Aclimatação: Não se precisa
Subiremos caminhando até o mirante de Catarpe. Na primeira parada, já poderemos observar uma vista privilegiada da Cordilheira dos Andes, do Tambo, do vale, de casas rurais e das regiões de cultivo e pastagens. Seguiremos percorrendo para ver petroglifos e continuaremos caminhando sobre as cornijas da Cordilheira do Sal, desde onde desceremos até o Rio São Pedro
- Duração: Meio día
- Dificuldade: Meia.
- Altitude: 2550 m.s.n.m.
- Aclimatação: Não se precisa
Iniciaremos a viagem na Cordilheira do Sal e atravessaremos as ravinas formadas pela erosão da água. Observaremos minerais em processos de formação. É um lugar utilizado pelas aves para pernoitar. Por sua alta concentração de sal, mantém uma temperatura agradável para que possa suportar as noites geladas de inverno
- Duração: Meio día
- Dificuldade: Meia.
- Altitude: 2550 m.s.n.m.
- Aclimatação: Não se precisa
São 38 quilômetros de percurso, pelas regiões mais áridas e inóspitas, emulando antigos caminhos dos povos da região. A rota vai em direção ao leste, ao Vale de Marte, para depois atravessar a Planície da Paciência (“Llano de la Paciencia”) até chegar na entrada oeste do Vale da Lua. De lá, cruzaremos a Cordilheira da Sal, passaremos pelas Três Marias (formação rochosa esculpida pelo vento) e atravessaremos a cratera central do Vale da Lua e a Duna Grande. O retorno é por uma via de “bischofita”, um tipo de pavimento que é elaborado com concentrações compactadas de sal e minerais.
* Inclui piquenique.
- Duração: Dia completo
- Dificuldade: Méia-Alta
- Altitude:2.750 m
- Aclimatação: 2 dias
Em Guatín, justo no cruzamento de dois rios (Puritama e Purifi ca) que dão origem ao rio Vilama (o segundo rio mais importante para Ayllus em São Pedro), começará esta caminhada. Contrastes de rocha, vegetação diversifi cada e cactus centenários de mais de sete metros de altura fazem parte da paisagem. E para sair da ravina, passaremos por uma antiga estalagem de pastores.
- Duração: Meio día.
- Dificuldade: Meia
- Altitude: 3166 m.s.n.m.
- Aclimatação: Nenhuma
A caminhada começa na Capela de São Isidro. De lá, avistaremos o Vale do Catarpe e a Cordilheira da Sal, com suas formações de sal, gesso, areia, argila e cinzas vulcânicas. Terminamos a atividade no Tambo de Catarpe, um centro de Administração Inka construído há 600 anos.
- Duração: Meio día
- Dificuldade: Fácil
- Altitude: 2500 m.s.n.m.
- Aclimatação: Não se precisa
Começaremos esse percurso em bicicleta desde Ayllu de Quitor para tomar o caminho que nos levará pelas espetaculares ravinas da
Cordilheira do Sal no Vale de Catarpe. Desde aí, tomaremos o caminho para percorrer a Garganta do Diabo (nome que faz referência
a um velho mito do povo) e finalmente, visitaremos a igreja de São Isidro
- Duração: Meio día.
- Dificuldade: Meia
- Altitude: 2500 m.s.n.m.
- Aclimatação: Não se precisa
Este é um trajeto realizado pelo interior do Vale de Catarpe, ao longo e cruzando o rio São Pedro, para conhecer o Tambo, antigo centro administrativo Incaico para poder depois, cruzar a vasta paisagem de seu Ayllu.
- Duração: Meio día.
- Dificuldade: Difícil
- Altitude: 2530 m.s.n.m.
- Aclimatação: Não se precisa
Este tour começará com a subida até a base das cornijas do Vale de Catarpe, para a observação do mesmo lá de cima. Em seguida, começaremos a descida. A primeira parada: Pedra da Coca (Piedra de la Coca), antiga rota de caravanas dos indígenas da região para a comercialização de artigos e animais, onde ainda existem manifestações de arte rupestre. Segunda parada: A vasta e árida Planície da Paciência (“Llano de la Paciencia”), onde se toma o caminho de volta, passando pelo Vale de Marte, no meio das dunas, e são observadas formações geológicas características do lugar.
- Duração: Meio día.
- Dificuldade: Difícil
- Altitude: 2600 m.s.n.m.
- Aclimatação: Nenhuma
Para conhecer e contemplar um dos céus mais famosos do mundo devido a sua extraordinária clareza, o Alto Atacama conta com um observatório em seu Parque Andino, no topo de um dos montes da Cordilheira da Sal que o rodeia. Seis espreguiçadeiras giratórias e um telescópio de longo alcance permitem aos hóspedes observarem estrelas, planetas, constelações, galáxias e nebulosas. Em uma exposição de 20 minutos, um guia te explicará e comentará, em detalhes, algumas das principais descobertas astronômicas da história humana que fazem parte da formação do nosso universo
- Duração: 1 hora (approx.)
- Intendidade: Baixa
- Altitude: 2,490 msnl
- Aclimatação: Não se precisa
Esse passeio parte no setor de Hiervas Buenas, onde ainda estão preservados alguns petroglifos milenares que representam o movimento contínuo dos pastores na região. A rota seguirá desde o Vale do Arco-íris, nome dado a essa área devido os diferentes minerais que formam suas colinas e que refl etem várias cores quando o sol bate de frente.
- Duração: Meio día.
- Dificuldade: Fácil
- Altitude: 3250 m.s.n.m.
- Aclimatação: Não se precisa
Os Gêiseres do Tatio, nome derivado do Kunza e que signifi ca “o avô que chora” é um campo geotérmico que está localizado a 4.321 metros acima do nível do mar, que pode ser recorrido através de diferentes caminhos. Nele, durante as primeiras horas da madrugada, são apreciadas enormes piscinas de água fervendo, barro, fumarolas e nascentes, acrescido de uma vasta fauna e flora local. Durante a excursão oferecemos café da manhã no local e na volta realizamos uma parada em Machuca, uma antiga aldeia de pastores.
* Inclui buffet de café da manhã
- Duração: Dia completo.
- Dificuldade: Meia
- Altitude: 4321 m.s.n.m.
- Aclimatação: 2 dias
A viagem começa em direção ao sudeste de São Pedro. A primeira parada é no ponto exato onde se cruzam o Trópico de Capricórnio e o rota onde passava o Caminho Inca que uniu este Império desde o Equador ao sul do Chile. A viagem segue a Socaire, povoado característico da região por sua igreja e terraços de cultivo de quinoa e batata roxa. A partir daí, subimos para as lagoas altoandinas de Miscanti e Miñiques: Águas cristalinas acumuladas por antigos degelos, que servem como espelhos para observar a imensidão da Cordilheira dos Andes, além da flora e fauna do lugar.
* Inclui almoço buffet
- Duração: Dia completo.
- Dificuldade: Meia
- Altitude: 4200 m.s.n.m.
- Aclimatação: 2 dias
Em Guatin, tomaremos a estrada para Machuca, nossa primeira parada. Após recorrer essa vila antiga de pastores, continuaremos a viagem cruzando o Vado de Putana, onde pararemos para observar diferentes famílias de aves e fauna da região. A rota continua em sentido a Caspana, outra aldeia típica do Altiplano que se caracteriza por sua arquitetura e cultivos. Depois de um almoço em Caspana, continuaremos o caminho até Chiu-Chiu, um antigo polo comercial na região, onde pararemos para conhecer sua igreja e ruas. Finalizaremos o passeio após uma parada na lagoa Inka Coya e em seguida, na aldeia de Lasana.
* Inclui almoço buffet
- Duração: Dia completo.
- Dificuldade: Meia
- Altitude: 4500 m.s.n.m.
- Aclimatação: 2 dias.
Esta é uma das rotas que oferece uma visão das paisagens mais profundas da Cordilheira dos Andes. A primeira parada é o Bofedal de Quepiaco, onde é possível avistar muitos animais e diferentes tipos de aves. A viagem continua até o Salar de Pujsa, a maior reserva de flamingos de James, que migram até este lugar para aninhar seus ovos a quatro mil metros de altura. E finalmente visitaremos as enormes formações rochosas que emergem do deserto, com características de figuras humanas chamadas “Monges da Pacana”.
* Inclui almoço buffet
- Duração: Dia completo.
- Dificuldade: Meia
- Altitude: 4500 m.s.n.m.
- Aclimatação: 2 dias
A viagem começa em direção ao sudeste de São Pedro. A primeira parada é no ponto exato onde cruza o Trópico de Capricórnio a trilha por onde passou o Caminho Inca que unia este Império desde o Equador ao sul do Chile. A rota segue a Socaire, povoado característico da área por sua igreja e terraços de cultivo de quinoa e batata roxa. Em seguida iremos para perto da fronteira com a Argentina, a 4000 metros de altura, onde estão localizados Águas Calientes e Tuyajto: Lagoas de águas cristalinas onde refletem as cores e os contrastes da profunda paisagem da montanha que as rodeia.
* Inclui almoço buffet.
- Duração: Dia completo.
- Dificuldade: Meia
- Altitude: 4300 m.s.n.m.
- Aclimatação: 2 dias
Reservar
Excelente
(1156 Reviews)- Lowest price includes
- Free breakfast