Punta Arenas e Tierra del Fuego
A província de Tierra del Fuego está localizada no centro leste da Região de Magallanes e Antártica Chilena , onde a cidade de Punta Arenas é porto e capital. Tem mais de 29 mil hectares e sua capital é Porvenir.
Tierra del Fuego é para o oeste da ilha que fica ao sul do Estreito de Magallanes . Para o sul é o se localiza o canal de Beagle, enquanto a leste é o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico a oeste. Tierra del Fuego é compartilhada por Chile e Argentina.
O setor conta com a Cordilheira de Darwin , que tem alguns dos pontos mais altos da ilha, incluindo o monte Shipton, com 2.469 metros de altitude. Nesta cordilheira existe desprendimento de geleiras que caem nas águas do mar em direção ao sul. Um exemplo disso é o Glaciar Pia, que localiza-se no canal de Beagle.
Conta com fiordes nas áreas de contato com a Cordilheira dos Andes, para a costa do Oceano Pacífico. Ele também possui vários rios que desembocam no canal Beagle, oceano Atlântico ou do Pacífico e no Estreito de Magallanes. Alguns deles são os rios Grande, Cóndor, Paralela e Grande, conhecido por ser excelente para a prática de pesca.
Cuenta también con fiordos en las zonas de contacto de la Cordillera de los Andes con el borde costero del océano Pacífico. También posee varios ríos que terminan en el canal Beagle, océanos Atlántico o Pacífico e o Estrecho de Magallanes. Algunos de ellos son el río Grande, Cóndor, Paralelo e Grande, conocidos por ser excelentes para la práctica de la pesca.
O clima da região é classificado como oceânico subpolar, com verões curtos e frescos e invernos longos. Precipitação pesada e abundante, e é também caracterizado pela presença de ventos fortes. Por sua latitude, também tem a distinção de ter algumas horas de sol no inverno ( o sol nasce às 09:30 e escuro em torno de 16:00 ); enquanto que no verão os dias último às 22:30h.
A flora da Tierra del Fuego é composta por estepes e semidesertos frescos, além de recursos como espécies florestais sub- antárticas, como canela, o guaiteca, notro, ñirres coigue de Magallanes; sendo os únicos no mundo por causa de suas características. Outra peculiaridade é que por causa dos ventos de alta velocidade chegando ao extremo, muitas dessas árvores crescem tortas, por isso elas são conhecidas como “árvores de bandeira” .
A fauna , por outro lado é composto por guanacos, raposa vermelha fueguina, huillín , entre outros. A zona costeira tem leões marinhos, elefantes marinhos e focas-leopardo. Podemos também encontrar baleias minke, orcas, golfinhos e baleias. Na área temos aves como os pinguins condor, rei, Magallanes e de barbicha; gaivotas, albatrozes, corujas, entre outros.
Punta Arenas é uma cidade moderna, na Patagonia Chilena, com excelentes serviços e comércio, além de uma zona livre, onde você pode comprar produtos a preços mais baixos. É conhecida por fornecer a renda per capita mais elevado do país e uma das melhores qualidades de vida para seus habitantes. Tem ruas largas, com árvores e prédios com arquitetura europeia.
Punta Arenas está localizado na Península de Brunswick, que é parte da Cordilheira dos Andes ocidental da Patagônia e as fronteiras do Estrecho de Magallanes. Seu clima é de características semiáridas, com baixa precipitação ao longo do ano e neve e granizo no inverno. Há também ha presença de ventos fortes. As temperaturas podem cair a valores muito extremos, até mesmo a -18 ° C.
Ele está em uma zona de transição e florestas de faias coigue e estepe, com campos que são utilizados para a criação de ovelhas.
Mapa de Punta Arenas e Tierra del Fuego
História
Quando Fernando de Magallanes , em 1520 , descobriu uma ilha ao sul do Estrecho de Magallanes, chamado Tierra de los Fuegos pelas fumaças ou pelo fogo que acenderam os selknam ou onas, os primeiros habitantes deste território. Mais tarde, ela foi renomeada Tierra del Fuego, pelo rei espanhol Carlos I.
Não foi até 1879 que o centro da ilha começou a ser percorrido, pelo encarregado da missão o tenente da Armada do Chile, Ramón Serrano, que viajou da Bahía Gente Grande, no Oceano Pacífico ; até a Bahía de San Sebastian, no Oceano Atlântico .
Os habitantes deste território foram os povos nômades da selknam ou onas , nativos de grande estatura e corpos corpulentos , usavam arco e flecha e estilingue para caçar animais nativos, como guanacos e aves.
Durante esta expedição foi descoberto que a terra era ideal para a agricultura ; além de ser depósitos de ouro na área Boquerón, que foram rapidamente exploradas e esgotado ao início do século XX.
O processo colonização da área foi feita com a instalação de fazendas de gado em todo o país, um processo conduzido pelos governos do Chile e da Argentina, também no início do século XX. No entanto, o povo dos Selknam foram cruelmente perseguidos pelos patrões exploradores de ouro ou assassinos profissionais. Um missionário salesiano conhecido como Joseph Fagnano, foi quem conseguiu refugiar um grupo de nativos na ilha Dawson e, assim, protegê-los de tais ataques. Muitos não podiam viver em cativeiro e morreram mesmo assim, sobreviver a uma porcentagem muito pequena da população.
A maioria dos imigrantes eram principalmente croatas e se estabeleceram na cidade de Porvenir, capital da província de Tierra del Fuego ; assim, hoje uma grande parte da população desta área é descendente de estes primeiros colonizadores.
Na década de 40 , o petróleo foi encontrado no poço Manantiales, localizado ao norte da ilha de Tierra del Fuego , o que levou a criação de uma nova indústria e instalação de equipamentos , plantas de processamento , entre outras infraestruturas. Em 1976, ele também começou a perfuração de petróleo no Estrecho de Magallanes.
A cidade de Punta Arenas por sua vez, foi fundada em 1848 e foi escolhida como a capital da região por ter um clima melhor e fornecer o resto das condições de campo. Esta área também era território aldeia dos selknam,yaganes , kaweskar ou alacalufes , tehuelches e até mesmo de os chonos índios , que chegaram de canoa partir de Chiloé.
Era início da febre do ouro do século XIX , que começou a intensa imigração de europeus para a Região de Magallanes, especialmente croata , espanhol e britânico. Uma colônia suíça tentou se estabelecer na área sul de Punta Arenas, mas foi abatida por condições meteorológicas adversas e doenças.
Sua localização estratégica na rota que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, o levou rapidamente a se tornar um importante porto, especialmente no início do século XX, onde a mineração e a pecuária estavam em seu apogeu.
Após a abertura do Canal do Panamá, o fluxo do porto de Punta Arenas diminuiu, mas a economia encontrou o seu apoio na indústria de petróleo que compõe até hoje na área.
Atualmente, a atividade em Punta Arenas é principalmente porto e hidrocarbonetos; Além da pecuária de ovinos e silvicultura. Outro aspecto da região é o turismo, desde a cidade partem os cruzeiros para a Antártida, andando nos canais patagônicos e as geleiras do sul do Chile.
Aonde Ir
Em Tierra del Fuego: Porvenir :
É a capital da província de Tierra del Fuego e tem atrações de interesse histórico e beleza natural ao redor. Um deles é o acesso através de uma balsa para cruzar o estreito de Magallanes, onde você pode assistir golfinhos, baleias e pinguins.
Entre as excursões que podem ser feitas é visitar uma colônia de pinguim de rei, que está localizado 114 km de Porvenir; conhecer o Parque Karukinka, ao sul da ilha, onde você pode observar pássaros, especialmente flamingos e maçaricos; a Lagoa de Sal, famosa por ser o local de um avistamento em de óvnis em 1978, entre outras atrações.
No centro de Porvenir podemos visitar locais de importância histórica, como el Museo Fernando Cordero Rusque , com coleções de animais selvagens e da Terra arqueológico, como uma múmia com uma etnia indeterminada chamada Kela e que data do século X ; Plaza de Armas e da Igreja de São Francisco de Sales.
Circuito de Oro:
Após o Cordón Baquedano você pode visitar este circuito histórico que remonta ao tempo em que a mineração de ouro foi realizada na província. Ele está localizado a aproximadamente 115 km Porvenir.
Cerro Sombrero:
Localizado ao norte da Tierra del Fuego, é para um campo de petróleo de idade, onde você pode encontrar antigas estruturas correspondentes a remoção, porque aqui foi descoberto o primeiro poço de petróleo na região.
Perto do Cerro Sombrero, encontramos o rio Side, com condições ideais para a pesca de salmão .
Além disso possui 15 quilômetros de praias interoceânica, ou seja, água encontrada na união dos oceanos Atlântico e Pacífico e são o habitat da vida marinha.
Parque Nacional Alberto de Agostini:
Tem mais de 1400 hectares e é o terceiro maior parque nacional do Chile. Esta localizada no arquipélago de ilhas sul do Estrecho de Magallanes e oeste da Isla Navarino.
Sua principal atração é a Cordilheira de Darwin, que atravessa seu território com geleiras e campos de gelo; como os glaciares Pía, Garibaldi, Marinelli; entre outros. Ele também tem belas florestas verdejantes que estão localizadas no sopé da Cordilheira dos Andes, com espécies como a canela, faia e coihues; além de flora austral: fungos, liquens e musgos.
É o habitat de fauna marinha, como albatrozes, petréis e cormorões, além de focas, lontras e nutria.
Uma curiosidade do Parque Alberto de Agostini é que ele é encontrado impresso na parte de trás da cédula de 10 mil pesos chilenos.
Glaciar Marinelli:
É o maior da região e tem umas deslumbrantes paredes de gelo com mais de 40 metros de altura. Ele está localizado na Baía Ainsworth, e faz parte da Cordillera de Darwin.
Lago Blanco:
Está localizado 218 km ao sudeste de Porvenir e oferece uma área livre para aqueles que querem ficar perto da costa. Você pode fazer excursões como trekking para o Cerro Chuchilla de 800 metros; pesca esportiva de trutas arco-íris e observar castores e suas represas.
Cordillera Darwin:
Este cordão montanhoso coberto de campos de gelo cordilheira coberta está localizado dentro do Parque Nacional Alberto De Agostini, ao sudeste de Tierra del Fuego. Corresponde ao extremo sul da Cordillera dos Andes. Ele tem o cume mais alto da zona sul, a maior o monte Shipton com mais de 2400 metros de altura.
Bahía Lomas:
O pantanal permite a observação de aves das zonas úmidas de fauna nativa na área e está localizado ao norte de Tierra del Fuego . Algumas espécies que podem ser observadas são a tarambola praia, conta reto maçarico, o Magallanes tarambola e flamingo chileno. Ele também é conhecido como local de encalhe de baleias, como a orca preta e baleia-piloto da aleta longa.
Cabo de Hornos:
Descoberto em 1616 por proprietários holandeses, em busca de uma conexão de caminho entre o Atlântico e o Pacífico, é considerado o extremo sul da América do Sul. É uma área perigosa para a navegação, com ondas fortes e ventos, além da presença de icebergs. Há uma escultura de um albatroz em voo em homenagem aos marinheiros que perderam suas vidas tentando chegar ao seu redor.
Circuito Vicuña en el Canal de Beagle:
Nesta área, você pode pescar robalo e cavala com as mãos, como eles permanecem na praia na maré baixa; além de caminhadas entre florestas virgens, glaciares deslumbrantes e lagos escondido.
Circuito Histórico Bahía Inútil:
Ele fica ao sul de Porvenir, cruzando a lagoa Santa Maria o que corresponde a um habitat de aves aquáticas reserva, cisnes pretos, flamingos e carquejas.<7p> Em Punta Arenas: Praça de Armas Benjamín Muñoz Gamero:
Localizado no centro da cidade e nela podemos conhecer o Monumento al Ovejero, (Memorial ao Pastor), a escultura de Fernando de Magallanes , de 9 metros de altura com um indígena tehuelche e uma sirene. Uma curiosidade da escultura é a crença de beijar um dedo do índio para dar sorte.
Museo del Recuerdo:
Este museu ao ar livre permite conhecer máquinas, ferramentas e edifícios da época do final do século XIX e início do século XX, na época da imigração croata.
Museo Regional Salesiano Maggiorino Borgatello :
É um museu aberto no século XIX, com coleções arqueológicas , amostras da flora e da fauna e documentos históricos .
Zona Franca:
O shopping está localizado ao norte de Punta Arenas e é famosa , pois permite a aquisição de produtos livres de imposto como perfumes , eletrônicos, roupas, até mesmo automóveis.
Monumento al Imigrante Croata:
Esta escultura foi construída em 1970 em honra de imigrantes croatas , que chegaram durante a segunda metade do século XIX. Estes colonos desenvolveram muitas atividades na área, tais como construção e navegação, e a maioria dos cidadãos de Punta Arenas são descendentes destas primeiras famílias.
Cementerio de Punta Arenas:
Inaugurado em 1894, destaca-se por seu belo estilo inglês, com ciprestes, belos jardins e mausoléus luxuosos construídos pelas famílias ricas do início do século XX.
Reserva Nacional Magallanes:
Também conhecida como Rio Mina ou Parque Japonés, foi fundada em 1932 e tem uma área de mais de 20 hectares. Possui belos bosques de nothofagus que fornecem o habitat para a fauna nativa, como guanacos, patos, flamingos e condores. Ele está localizado a 7,5 milhas a oeste de Punta Arenas.
Estancia San Gregório:
Foi inaugurada em 1876, e foi a maior do Chile, com uma bela casa de estilo francês, um trem e um cais para o transporte de lã. Ele está localizado 124 km ao norte de Punta Arenas, na costa oeste do Estrecho de Magallanes.
Club Andino:
Este centro de esqui está localizado no Cerro Mirador, a 5 quilômetros ao oeste de Punta Arenas. Possui 14 pistas de esqui, que permitem descidas com vista para o Estrecho de Magallanes. Durante o verão as suas instalações são utilizadas para caminhadas e mountain bike.
Reserva Nacional Laguna Parrillar:
Está localizado a 50 quilômetros ao sul de Punta Arenas com uma área de mais de 18 hectares. Possui um lago rodeado de florestas de faias. Fuerte Bulnes: Foi construído para proteger a soberania do Chile no extremo sul. Esta localizada a 60 quilômetros ao sul de Punta Arenas e tem belas áreas naturais ao redor. Pinguineras Seno Otway: Esta área está localizado a 65 km a noroeste de Punta Arenas, no Seno Otway, a cada ano pinguins de Magallanes vêm se aninhar, para que possamos ver os hábitos de crescimento de seus filhotes. Monumento Nacional Los Pinguinos: Nas Ilhas Madalena e Santa Marta, podemos encontrar esta reserva natural, onde existe uma grande colônia de pinguins, com mais de 60.000 aves que nidificam nesta área, também compartilhado com outras espécies, como os corvos-marinhos e leões-marinhos. Para começar a partir de Punta Arenas deve viajar 65 km de barco, numa viagem que leva cerca de 2 horas. Isla Carlos III: Localizado no Estrecho de Magallanes, Punta Arenas 190 km, é um dos melhores lugares para observar as baleias jubarte, navegando a partir da costa da Colômbia para a Antártida. Eles são caracterizados por seus saltos acrobáticos que proporcionam um espetáculo maravilhoso. Além disso, nesta área de confluência do Atlântico e Oceano Pacífico podem ser vistos outras espécies, como baleias minke, leões marinhos, elefantes marinhos, pinguins de Magallanes, albatrozes, skúa chileno, entre outros habitantes destes lugares gelados. Na Isla Carlos III , esta localizado o Parque Marino Francisco Coloane em2003, foi declarado o setor como área protegida. Em seus 67 hectares, também podemos encontrar florestas ñirres, coihues, canela e turfa vegetação, composta por pequenas samambaias e musgos. O parque procura preservar a vida de seus habitantes e cuidar do seu ecossistema composto por praias, costões, geleiras e mar. Podem realizar atividades de lazer, como trekking e canoagem em algumas áreas. Atividades em Tierra del Fuego e Punta Arenas: Na região mais ao sul do Chile , podemos descobrir paisagens maravilhosas, cordilheiras únicas, lagos vítreos , imponentes geleiras e glaciais e fiordes de canais patagônicos ; além da flora e fauna adaptadas às condições climáticas extremas da região. Por sua riqueza em áreas naturais é ideal para todos os tipos de atividades ao ar livre como trekking , vela , montanhismo , mountain bike, canoagem , fotografia, entre muitas outras áreas. Vale a pena visitar passeios culturais onde você pode ver a história da mineração e do petróleo ouro exploração ; Além da cultura dos colonizadores , principalmente croatas que vieram a se estabelecer em Tierra del Fuego.
A cidade de Porvenir, com o seu Museo Cordero Rusque é outra atração imperdível para apreciar o que foi a cultura selknam ou onas , os primeiros habitantes da ilha foram desaparecendo com a chegada dos europeus no seu território.
Um dos lugares mais bonitos é Parque Nacional Alberto de Agostini , onde encontramos a Cordillera Darwin, com florestas de magallánicas em ambas as encostas e geleiras imensas e campos de neve nos cumes . Uma área para apreciar completamente a natureza intocada do sul do Chile.
O Cabo de Hornos nos lembra que muitos marinheiros arriscaram e perderam suas vidas durante a tentativa de conquistar as águas imprevisíveis de uma das áreas mais selvagens do mundo, onde os ventos atingem altas velocidades e as ondas empurram o barco para os fiordes rochosos.
É nesta mesma natureza imponente, que existem centenas de espécies de fauna nativa e pode-se apreciar flamingos chilenos, vários tipos de pinguins e baleias, lobos e elefantes marinhos, biguás, gaivotas, maçaricos aves marinhas, petréis e albatrozes grandes, só para citar alguns. Punta Arenas , capital da região de Magallanes , mostra uma cidade industrializada e moderna, que se destaca pela alta atividade de seu porto, a presença de uma zona livre onde os produtos comerciais são livres de impostos e vários sítios históricos que mostram fases, desde a sua fundação até os dias atuais.
Em Punta Arenas , não podemos deixar de mencionar a grande presença de descendentes croatas de colonos que chegaram na cidade a partir do século XIX e início do século XX ; contribuindo com seu conhecimento e crescimento de emprego na área. Em homenagem a eles podem conhecer o Monumento al Inmigrante Croata.
Outras esculturas que podem ser vistas na cidade são o Monumento al Ovejero,(Monumento ao Pastor) , homenageando os trabalhadores em fazendas de ovelhas; e o Monumento a Fernando de Magallanes , que descobriu o extremo sul e onde também se representa a figura de um ona, dando reconhecimento aos povos indígenas da Tierra del Fuego.
Outros locais históricos que estão em Punta Arenas são o Fuerte Bulnes, construído no século XIX para proteger a soberania do território e Puerto Hambre, localizada na Bahía Buena, onde tentou construir uma cidade em 1584 , mas os seus habitantes morreram por de falta alimentos . Em Punta Arenas também existem ambientes naturais espetaculares , especialmente para conhecer e observar a fauna nativa e pinguins de Magallanes . Algumas das colônias mais importantes destas aves são encontradas no Pinguineras de Seno Otway, Isla Magdalena e Isla Santa Marta, onde encontra-se o Monumento Natural Los Pinguinos .
Em ambos os sectores , milhares de pinguins chegam a cada ano ao ninho e podem aprender seus hábitos e observar o desenvolvimento de seus filhotes.
No Isla Carlos III , por outro lado encontramos no Parque Nacional Francisco Coloane , dedicada a observação de baleias jubarte que cruzam as águas do Estrecho de Magallanes para terminar a sua viagem em águas antárticas.
Portanto , não podemos deixar de mencionar o destino final , no sul do Chile para o Território Antártico Chileno , localizado a mais de 900 quilômetros de distância de Punta Arenas. Vários navios de cruzeiro navegam a partir de sua estação para ir para as águas frias da Antártida, que é composto das Islas Shetland do Sul, Península Antártica, entre outros territórios. Note-se que na Península Antártica chilena, o maior número de bases internacionais já que as condições meteorológicas nesta área são mais favoráveis encontrados nesta área.
O que fazer
Recomendação
Economia:
Punta Arenas tem todas as comodidades de uma cidade moderna, com casas de câmbio de dinheiro, caixas eletrônicos e cartões de crédito são aceitos em quase todas as lojas. É notável a presença de uma zona livre, onde você pode comprar produtos a preços econômicos. Possui uma frota de carros, tipo um parque automotivo.
Transporte:
Em Punta Arenas o transporte público é principalmente através de transporte coletivo. Também tem um serviço de ônibus de gás natural comprimido conhecido como Movigas, entregando a cidade um serviço com padrão internacional.
Na cidade também tem ônibus intermunicipais que permitem viagens pela Argentina para as cidades de Puerto Montt e Castro, e também para cidades da Argentina como Ushuaia e Río Gallegos.
Para chegar a Punta Arenas via área é a maneira mais rápida, tomando um voo doméstico para o Aeroporto Carlos Ibáñez del Campo , que está localizado a 20 quilômetros da cidade. Aqui você também pode realizar algumas conexões internacionais com as cidades argentinas de Ushuaia, Río Gallegos, as Islas Malvinas, El Calafate, Rio Grande, entre outros.
Comunicações:
O código telefônico de Punta Arenas e Tierra del Fuego é de 61 Para ligar do estrangeiro , primeiro você deve discar o código internacional do Chile, que é de 56 . ; em seguida, o código de área, 61; e, finalmente, o número de telefone.
O que e Onde Comer
Como toda a área da Patagônia Chilena e no extremo sul , uma das bases de sua cozinha são os frutos do mar. Peixes como pescada , salmão, congro e robalo ; Os moluscos como caranguejos, ostras e caracóis são alguns dos ingredientes encontrados em grandes preparações.
Estes sabores marinhos misturados com condimentos saborosos, como o caso dos caracóis com alho, pimentão vermelho e azeite – os chupes - preparado com pão embebido , manteiga, leite e especiarias ou peixe cozido e temperado que são temperados com diferentes tipos de molhos.
Também é famoso o salmão defumado , que é usado para acompanhar as refeições , como um ingrediente em sanduíches , saladas ou aperitivo.
Além disso, na parte sul do país várias carnes consumidas , sendo a mais famosa receita de cordeiro Magallanes. Outras preparações são ainda mais exótico avestruz guisados ou guanaco. Licor típico da Tierra del Fuego e Punta Arenas, encontramos o ona-creme, uma preparação deliciosa em conhaque quente, licor de café e chantili , doce e quente para aquecer o corpo do clima frio do setor.
Também foi preparado com base de bebidas e frutas nativas, como ruibarbo , com um gosto amargo , e calafeta .