Puerto Varas

Esta cidade e comuna situada na região X de Los Lagos, às margens do Lago Llanquihue. Ele está localizado a 70 metros acima do nível do mar e tem a presença de colonos alemães que chegaram à região durante os anos de 1852 e 1853. Atualmente, é um dos centros turísticos mais importantes do Chile.

É conhecida como a Ciudad de Las Rosas e Vulcões por suas belas praças cheias de rosas, bela arquitetura estilo de montanha com um ambiente natural privilegiado e paisagens naturais e vulcões como o Vulcão Osorno, Calbuco, Pontiagudo e Tronador.

Outras atrações da área incluem os Saltos del Río Petrohué ao interior do Parque Nacional Vicente Perez Rosales, Lago Todos Los Santos, o Centro de Ski Volcán Osorno, entre outros, onde pode desfrutar de atividades ao ar livre como trekking, cavalgadas, escalada vulcões, montanhismo, pesca, rafiting, entre outros.

Puerto Varas tem uma zona típica, onde se pode apreciar o patrimônio arquitetônico de influência alemã que existe na cidade. Também em suas belas ruas, pode desfrutar de uma deliciosa cozinha tradicional como kuchenes estilo europeu, bolos, geleias e chocolates artesanais.

Puerto Varas está localizada perto da fronteira com a Argentina e pode chegar à cidade de San Carlos de Bariloche através do Paso Internacional Peulla. Além disso, está localizado a apenas 21 quilômetros de Puerto Montt, um dos centros de pesca mais importantes do sul do Chile.

Mapa de Puerto Varas

História

A cidade de Puerto Varas começou a ser reconhecido em 1853 por determinação do Governo para anexar a terra desabitada sul do Chile, como o Lago Llanquihue, o que foi considerado Território de Colonização.

O povoamento da região começou de forma gradual, principalmente por imigrantes da Alemanha e da Áustria, que foram estabelecidos na área da fábrica. No entanto, não foi até 1925 que Puerto Varas foi nomeado município oficial.

Clima de Puerto Varas é de chuva oceânica, com chuvas fortes durante todo o ano, aumentando a sua intensidade na primavera e no inverno. É neste clima que fornece a bela vegetação da área conhecida como Bosque Siempre Verde de los Lagos.

Aonde Ir

Plaza de Armas:

 

Está localizada perto do mar e tem uma bela pérgula cercada de rosas, onde os eventos culturais são realizados ao durante todo o ano, como reuniões musicais, feiras de artesanato, Feira do Livro, Dia Kuchen, entre outros.

Piedraplen:

 

 

Correspondem as docas de Puerto Varas, que foi construído por colonos alemães no final de 1850. Existem vários, como eram as únicas ligações da cidade com os outros povos, através da navegação no Lago Llanquihue.

 

Atualmente no piedraplen encontra-se a Casa de Informação de Turística, que é conhecida como a Casa do Turista.

Monte Calvário:

 

Localizado na zona alta de Puerto Varas é característica, já que durante a Semana Santa o Vía Crucis é representada por pequenas capelas. No topo há um altar e um mirante que você pode ver uma bela vista do Lago Llanquihue e os vulcões Osorno e Calbuco.

Parque Philippi:

 

 

Construído em 1951, tem uma cruz em seu cume, que se tornou um dos ícones de Puerto Varas. Aqui podemos desfrutar de uma amostra da abundante flora nativa do lugar e uma vista panorâmica da cidade.

Parque Nacional Vicente Pérez Rosales:

 

 

Está localizado a 50 quilômetros da cidade de Puerto Varas e é famoso por ser o primeiro parque nacional do Chile. No interior está o belo Lago Todos Los Santos, o vulcão Osorno e Petrohué; além do morro Tronador , localizado na fronteira com a Argentina.

 

Tem muitas trilhas para explorar e observar a flora nativa de seu ambiente com a presença de florestas de canelo, arrayanes, coigües, entre outros. Entre os mais famosos são Los Enamorados, o Rincón de Osorno, Desolación e o Velo de la Noiva. Entre as atividades que podem ser realizadas é rafting, caiaque, pesca escalada, mountain bike e montanhismo.

Lago Todos los Santos:

 

Este lago é caracterizado pelas belas águas azul-turquesa, causadas pelo derretimento dos desgelo dos glaciares, onde são refletidas as montanhas da Cordilheira e flora abundantes, dos arredores. Aqui está uma doca onde passeios de barco são realizados em seus arredores ou catamarãs para Peulla, na estrada que liga o Chile com a Argentina.

 

Além disso, tem uma área de camping, cabanas de aluguel e uma bela praia de areia escura onde pode tirar fotos e desfrutar de uma paisagem de beleza de tirar o fôlego.

Saltos del Petrohué:

 

São cachoeiras formadas pelas águas do rio Petrohué em seu caminho para o Lago Todos los Santos. As cachoeiras foram formadas pela presença de rochas vulcânicas de uma antiga erupção do vulcão Osorno. Há mirantes onde podem observar uma bela vista das cataratas e no fundo da paisagem, o vulcão Pontiagudo.

Petrohué:

 

 

Esta é a principal cidade no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. Ele está localizado nas margens do belo Lago Todos los Santos e é um ponto de partida para penetrar a explorar o ambiente natural. A partir daqui podemos encontrar florestas antigas, vegetação exuberante e samambaias; além de cachoeiras e trilhas; onde todo o tipo de atividades de lazer como pesca trekking, rafting, escalada e muito mais.

Ensenada:

 

 

É outra das localidades rurais do município de Puerto Varas, que está localizado 47 km da cidade. Ele está localizado no lado leste do lago Llanquihue e é cercada por vulcões Osorno ao leste e Calbuco ao sul.

 

É o ponto de partida para diferentes atividades de turismo de aventura na área, como ascensão ao vulcão Osorno e rafting no Petrohué, caiaque rio no Lago Todos los Santos, cavalgadas, mountain bike, trekking e outros. Durante o verão funciona como um agradável balneário.

Possui uma infraestrutura de serviços turísticos e acomodações confortáveis, como cabanas em todas as faixas de preço, além de restaurantes para provar a culinária local, como peixe e cordeiro assado "al palo".

Esta área é feita durante o mês de abril, a "Fiesta de la Murta" fruta nativa da área utilizada para fins medicinais e culinários em todos os tipos de preparações.

Volcán Osorno:

 

O vulcão Osorno ou Peripillán, na língua huilliche, é um estrato vulcão, com mais de 2.600 m de altitude, com um cone majestoso visível em todos os locais que estão localizados nas margens do lago de mesmo nome. Fica em frente à cidade de Frutillar, sendo separada pelas águas do lago.

 

Ele tem o Centro de Ski Osorno em suas encostas, permitindo-lhe desfrutar de esportes de neve no inverno.

Lago Llanquihue:

 

É o segundo maior lago do Chile, com uma área de 860 quilômetros quadrados e profundidades superiores a 350 metros. Em suas margens estão Puerto Varas, Frutillar, Puerto Octay, Ensenada e Llanquihue. Permite a navegação, pesca esportiva, caiaque, natação e todos os tipos de atividades recreativas.

Frutillar:

 

 

Esta bela cidade é uma das mais belas do sul do Chile. Ele enfrenta o lago Llanquihue e para o vulcão Osorno e é cercada por exuberantes florestas verdes. Ele tem uma bela praia de areia escura e águas transparentes, durante o verão, torna-se um balneário, onde realizar atividades aquáticas.

 

Tem ruas e jardins enfeitados com rosas e casas europeias belo estilo bonitas. É notável a presença de cafés e restaurantes que servem o melhor da cozinha alemã como strudels frutas, Kuchen, morango e framboesa compotas, entre outras preparações.

É famosa por as Semanas Musicais de Chiloé realizadas no Teatro del Lago, um belo centro cultural construído em madeira que permite observar uma bela vista do Lago Llanquihue, enquanto desfrutar de concertos musicais de diferentes estilos, desde a música clássica ao jazz mais moderno.

Ele tem uma bela doca decorada com madeira e ferro, onde podem tirar belas fotos dos arredores e observar a paisagem.

Além disso, Frutillar tem o Museu Colonial Alemán e seu moinho da época, onde você pode aprender a história dos colonos que vieram para esta cidade há 150 anos.

Puerto Octay:

 

Nesta cidade podemos ver a bela arquitetura alemã de suas casas, agora operando como hospedagem e desfrutar da tranquilidade das ruas. Possui edifícios do patrimônio, o Museu de Colonizador uma Fábrica de Chocolate e a Casa del Queso, onde você pode saborear os deliciosos chás da tarde de estilo alemão.

Puerto Montt:

 

 

Este dinâmico centro portuário está localizado no Seno de Reloncaví. Sua principal atividade econômica é a criação de salmão e seu turismo. Entre suas atrações a Feira de Angelmó, o melhor lugar para desfrutar de marisco fresco, além de comprar artesanatos locais com tecidos bonitos e coloridos.

Puerto Montt é o ponto de desembarque de cruzeiros e o lugar de onde as balsas partem para a ilha de Chiloé, começando a aventura para visitar a Patagônia Chilena.

 

 

O que fazer

Várias lojas, praças cheias de rosas, uma arquitetura alemã de influência bela e deliciosa cozinha de sabor europeu, além de imponente beleza natural em seus arredores, Puerto Varas é uma cidade atraente em cada um dos seus cantos que vale a pena conhecer num passeio a pé.

Alguns dos lugares que recomendamos visitar na cidade é a Igreja do Sagrado Corazón de Jesus, que foi fundada em 1853 por colonos alemães e suíços que vieram para o sul. Ele está localizado em uma colina e é um dos emblemas da cidade.

Outro lugar interessante na cidade é o Parque Philippi, com um mirante onde você pode ver o Lago Llanquihue e a vista panorâmica da cidade. Há trilhas e um centro de esportes de aventura, onde você pode realizar canopy. A cruz é iluminada à noite em seu cume e é uma das características da cidade.

Passeie ao longo da beira-mar com vista para o Lago Llanquihue é um belo passeio que você pode apreciar a vista deslumbrante do vulcão Osorno. Aqui também encontramos uma abundância de hotéis, restaurantes e bares para desfrutar de uma bebida e saborear a deliciosa gastronomia do sul. Casino de Puerto Varas, outra diversão localizada na área.

Estando em Puerto Varas deve provar os doces alemães em um dos cafés que estão no centro. A bebida quente reconfortante com um pedaço Kuchen de nogueira ou algum bolo é ideal para repor energias e continuar recorrendo desta bela cidade.

Em Puerto Varas existem 10 casas declaradas Monumento Nacional 10, que foram construídas após a expansão da cidade em 1909, com a chegada da linha do trem desde Puerto Montt. Alguns correspondem a casas antigas, templos e igrejas.

Estas belas casas estão localizadas na área superior de Puerto Varas, onde está localizada a linha do trem. Algumas delas são casas alemãs, a casa Kuschel, casa Maldonado, casa Jupner, casa Yunge e casa Gotschlich, para citar algumas.

Todas se destacam pela sua arquitetura de um ou dois andares, com estilo góticos e revestimento de telhas de madeiras nativas, mostrando a fusão de estilos europeus e construção chilota da área.

Enquanto em Puerto Varas é imperdível conhecer seus arredores naturais. Tomando a Rota Internacional 225, ao leste, encontramos o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, que oferece beleza e é uma das maiores atrações da região: os Saltos de Petrohué. Neste setor você pode fazer trekking, rafting nas águas do rio Petrohué, entre outras atividades.

Mais ao leste se localiza Petrohué, com uma doca em frente ao belo Lago de Todos Los Santos, águas azul-turquesa. A partir daí você pode fazer passeios de barco para percorrer suas águas ou excursão em catamarã que realiza o chamado Cruce de Lagos , que liga o Chile à Argentina através da porto Peulla, localizada 86 quilômetros de distância de Puerto Varas.

Puerto Varas é uma espécie de ponto neurálgico da Região X, que se reúne em torno de algumas das cidades mais importantes na área, como Puerto Montt, Frutillar, Puerto Octay, Ensenada, entre outros lugares.

Recomendação

Economia:

 

Em Puerto Varas encontrarão duas casas de câmbio, sucursais bancarias e caixas eletrônicos. No caso de visitar cidades rurais como Ensenada, recomenda-se levar dinheiro.

Transporte:

 

 

A cidade tem transporte público que consiste em pequenos ônibus que levam às principais atrações e locais perto de Puerto Varas e Puerto Montt, Frutillar e Petrohué. Há também táxis e ônibus.

 

Outra opção é alugar um carro, o que oferece a possibilidade de explorar a área mais livremente.

Comunicações:

 

O código telefônico para Puerto Varas é de 65. Para ligar do estrangeiro é preciso discar o código do Chile, 56; em seguida, o código de Puerto Varas, 65; e, em seguida, o número de telefone.

 

O que e Onde Comer

A gastronomia de Puerto Varas tem uma forte influência alemã em seus preparativos, especialmente na cozinha, e são reconhecidos por seu Kuchen, tortas, bolos, biscoitos, chocolates artesanais e compotas de frutas locais, como morangos e murta.

Também destacam as deliciosas preparações de frutos do mar, especialmente o salmão, que é trazida de Puerto Montt. São pratos de carne famosos, como carne bovina, cordeiro, carne de porco e também alguns mais exóticos, incluindo veados e javalis.

A influência alemã também é encontrada em outros produtos, como cervejas artesanais de excelente qualidade e presuntos e salsichas ricos em estilo europeu. O queijo e conservas são outras delícias que podem ser degustados nesta área.

Recomenda-se andar a pé para conhecer os bares e restaurantes de frente para a avenida, onde há pratos para todos os gostos e também mesas e bebidas para desfrutar uma noite fora, pela cidade.

Se você quiser experimentar o melhor dos doces alemães, vale a pena de uma viagem através dos diferentes cafés do centro da cidade, onde os hóspedes podem desfrutar de um chocolate quente com um pedaço de Kuchen ou chá com um sanduíche de presunto acompanhado de molhos alemães.

Frutillar, Puerto Octay e Petrohué também oferecem atrativas preparações, especialmente doces e chocolates. Não deixe de experimentar um café da manhã com pão caseiro e ovos para começar o dia cheio de energia.