Carretera Austral
A rota CH 7 é uma estrada que atravessa a Região Sul e a Região Austral do Chile. Caracteriza-se como um caminho em meio a áreas de paisagem natural, com quase nenhuma intervenção humana. Ela se estende por 1.240 km de Puerto Montt a Villa O'Higgins, e esperamos que possa chegar até Puerto Williams.
Grande parte da estrada não tem pavimento , tornando-se uma atração para os amantes do ecoturismo , que podem viajar a rota em um carro 4x4 ou mountainbike . Ele tem quase toda a área com cascalho e permanentemente deve estar em manutenção pelos danos sofridos durante o inverno ; muito extremos nestas latitudes. Estamos no meio de um terreno acidentado, com montanhas, geleiras, fiordes, rios, florestas e lagos. Assim, atravessamos as duas regiões: Los Lagos e Aysén.
A estrada do sul começa na região de Los Lagos, em Puerto Montt, onde é o quilômetro 0. A rota continua até a cidade de Quillaipe e a partir daí começar o traslado de balsa e depois Caleta Puelche e logo Hornopirén e Caleta Gonzalo.
No quilômetro 200 da Carretera Austral está localizado a comuna de Chaitén, onde através da região de Aysén, no quilômetro 547, que é o acesso a Puerto Aysén. O quilômetro 610 corresponde à cidade de Coyhaique e o 657 levam à Balmaceda. De lá você toma um novo barco em Puerto Yungay e Rio Bravo.
Em seu 1200 km de longa caminhada entre os lugares mais bonitos da região austral sul do Chile, através de reservas naturais como Reserva Nacional Queula, Parque Pumalín e a Reserva Nacional Cerro Castillo; rios como o Rio Futaleufú e rio Baker; pitorescas cidades como Caleta Tortel e Villa O'Higgins , e muito mais.
Por ter áreas muito distantes das grandes cidades, é recomendado dirigir um carro 4x4, e sempre levar uma lata de gasolina, no caso de não encontrar postos de gasolina, onde o abastecimento é escasso devido os preços elevados, especialmente quando se aproxima Villa O'Higgins.
Outra recomendação é dirigir com cautela e evitar altas velocidades, que em várias áreas a estrada é muito sinuosa e sendo coberto com cascalho podem causar deslizamentos de terra e sobreposições em veículos que não conhecem o terreno.
Uma última sugestão é a preferir carros fechados pela a poeira da estrada e chuvas imprevisíveis em qualquer momento durante a viagem.
Mapa de Carretera Austral
História
Antes da construção da Carretera Austral, só era possível acessar via barco para Aysén de navio ou por via aérea. Ele só poderia ser alcançado por via terrestre através Argentina. Na década de 70 procurou reforçar a soberania chilena sobre a Patagonia, especialmente em um momento em que havia duas disputas de fronteira com a Argentina na Laguna del Desierto e do Canal Beagle.
Assim , em 1976, a construção desta via, que ficou conhecida como Carretera Austral começou. Participou o Cuerpo Militar de Trabajo, uma organização a cargo do Exército do Chile; além do Ministério das Obras Públicas, sua Direção de rodovias e outros prestadores de serviços.
Os trabalhos foram realizados por mais de 10.000 soldados chilenos que participaram da construção de um dos caminhos mais complexos e caros em engenharia, o terreno acidentado já que ele está localizado em meio a geleiras, lagos, rios, montanhas, florestas e fiordes.
No final de 1989 a Carretera Austral tinha 2400 quilômetros de estradas construídas, onde uma rede de estradas vicinais está inclusa. O custo total do projeto foi de 300 milhões US$.
Durante o fim dos anos 90 é concluída a estrada que conecta-se com Villa O'Higgins , em 2003, se abriu a filial na Caleta Tortel . Após a construção a sul da rota foi impossibilitada pela presença dos Campos de Hielo Sur, com altas montanhas e geleiras.
No Rio Bravo continua até a geleira Montt, de lá, tentando unir Puerto Natales para Puerto Yungay, onde você deve usar 9 conexões. Espera-se que estas obras, também realizado pelo Cuerpo Militar del Trabajo, sejam concluídas até 2040.
Aonde Ir
Hornopirén :
Também conhecido como Rio Preto , é a capital da comunidade Hualaihué . Ele está localizado 109 km de Puerto Montt. E considerado “O portão norte da Carretera Austral”, já que é a maior cidade depois de Puerto Montt, 0 km desta rota.
Ele tem belas áreas naturais como o Parque Nacional Hornopirén e um ambiente privilegiado, rodeado pela natureza.
Em Hornopirén termina parte da rota terrestre da Carretera Austral e você precisa tomar uma balsa para continuar nesta estrada para a seguinte localidade: Caleta Gonzalo.
Parque Nacional Hornopirén:
Ele tem mais de 48 mil hectares. É uma área protegida e faz parte da Reserva de la Biósfera Bosques Templados Lluviosos de los Andes Australes. Aqui podemos encontrar os vulcões Yates e vulcão Hornopirén; além de lagos e uma floresta com espécies nativas, tais como a faia, larício, coigue Magallanes e outros.
Caleta Gonzalo:
Caleta Gonzalo localizada na Região X e pode ser alcançado após 5 horas de navegando de balsa. Localizado nos terrenos do atual Parque Pumalín e entre suas atrações são grandes áreas de árvore de larício chileno protegido e considerado um monumento natural.
Além de seu ambiente natural, tem uma excelente infraestrutura turística, com alojamentos, cafeteria, lojas de artesanato, onde você pode comprar lembranças do setor. Ele está localizado a 60 quilômetros de distância de Chaitén.
Parque Nacional Alerce Andino:
Encontra-se no X Região dos Lagos e faz parte da Reserva de la Biósfera Bosques Templados Lluviosos de los Andes Australes. Ele está localizado a 40 quilômetros de Puerto Montt. Sua principal atração são as florestas larício, cobrindo quase 20 hectares de terra no parque, onde também encontramos espécies como coihue, a canela e manio.
Neste parque podemos encontrar belas trilhas que correm do Correntoso ao Rio Panga e desde aí ao Refugio. Também tem duas lagoas, a Laguna Sargazo e Laguna Fria, onde pode desfrutar de atividades aquáticas, como natação. Outra atração é o estuário Reloncaví.
Nesta área, você pode encontrar flora e fauna nativas como truta marrom e arco-íris; pudu, pica-pau preto, Martim-pescador, peucos, condores e outros.
Parque Pumalín:
É um parque privado, localizado na província de Palena, na Região de Los Lagos. Ele tem 325 hectares, com trilhas e serviços de hospedagem. No setor sul podem realizar diferentes excursões ao ar livre, como caminhadas, cavalgadas, mountain bike e pesca com mosca, entre outros; enquanto ao norte tem acesso somente através dos fiordes , navegação, caiaque e outras embarcações.
O Parque Pumalín é classificada como uma floresta tropical temperado e tem um monte de áreas naturais com biodiversidade rica em flora e fauna. É considerado um santuário da natureza. Entre suas atrações estão o vulcão Michimahuida, as fontes termais de Cahuelmo, cascatas Vodudahue, entre outros.
Termas El Amarillo:
Eles estão localizados 83 km ao sul Pumalín dentro do Parque. Eles oferecem facilidades para acampar, fazer piquenique, alojamento e restaurante.
As águas termais são de origem vulcânica e são da Michimahuida, chegando a 52 º C de temperatura. Elas têm propriedades curativas para doenças reumáticas e são ideais para relaxar e desfrutar da natureza inconveniente.
Possui piscinas artificiais e piscinas naturais e é ideal para uma boa noite de sono antes de continuar a aventura na Carretera Austral.
Futaleufú:
Esta cidade está localizada na fronteira entre Chile e Argentina e é famosa pelo Rio Futaleufú, considerado um dos três melhores do mundo para a prática de esportes de aventura, como rafting e caiaque. Conta com rápidos de classe 5, como o Cañón del Infierno.
O Valle de los Reyes, no mesmo Rio Futaleufú é ideal para a pesca com mosca.
Villa Amengual:
Ela está localizado no quilômetro 491 da Carretera Austral, entrando na Região de Aysén IX. É uma pequena cidade que é conhecida por suas tradições folclóricas, como o Festival Internacional de Jinetadas, que também envolveu aos gaúchos argentinos. Há serviços básicos e comércio para nos fornecer enquanto continuamos a viagem pela estrada para o sul.
Parque Nacional Queulat:
Ele tem 154 hectares e é atravessada pela Estrada do Sul ao longo de 40 quilômetros. O nome deste parque na língua chonos, significa “som de cachoeiras”, e é conhecida por suas belas paisagens e natureza exuberante, com uma floresta verde e um sub-bosque de samambaias, orquídeas, cipós e folhas grandes que são nalcas ao longo da Carretera Austral.
É também um habitat para a fauna nativas como o pica-pau preto, martim-pescador , diferentes tipos de patos, pudúes , puma, raposa vermelha, cisnes de pescoço negro e outras espécies.
Tem muitas atrações como o Salto Padre Garcia, Salto del Cóndor, o lago Risopatrón a lagoa Los Pumas ; Além da impressionante geleira pendurada Queulat, uma geleira pendurada no morro Alto Nevado , 2.255 metros acima do mar.
A partir desta altura cai uma impressionante cascata , proporcionando um espetáculo único que pode ser visto a partir da Carretera Austral .
Dentro do Parque Nacional Queulat existem lagoas como Témpanos localizados aos pés do Ventisquero colgante e a cachoeira Rosada e o estero El Acantilado; além de rios como o Ventisquero, Cisnes, Pedregoso e Queulat, que surge do glaciar e finalmente desemboca no canal Puyuhuapi.
Além disso, o parque Queulat conta com o fiorde Queulat no setor costeiro da reserva, onde você pode ver animais selvagens, como as aves marinhas, golfinhos e leões-marinhos.
Puyuhuapi:
Esta bela aldeia que une as tradições da aldeia alemã e chilote está localizado na costa do Parque Nacional Queulat e é conhecida pela natureza envolvente deslumbrante: montanhas, geleiras, parques, fiordes, florestas, lagos e muito mais.
É por isso que é ideal para todos os tipos de recreação ao ar livre, como passeios a cavalo, caminhados, pesca atividades náuticas, para citar alguns lugares.
Oferece serviços e comércio, e Puyuhuapi e Parque Nacional Isla Magdalena.
Termas de Puyuhuapi:
Estas fontes termais do fim do mundo são acessíveis apenas pelo mar, como estão localizados à beira-mar em Bahía Dorita na Isla Magdalena. Oferecem serviços de excelente qualidade e água que atingem até 85 ° C. Eles têm opções de hospedagem, mais de preços altos, por isso é recomendado para visitar as águas termais durante o dia e escolher qualquer uma das alternativas que existem em Puyuhuapi.
Lago General Carrera:
Este grande lago, conhecido como Buenos Aires, no lado argentino, tem uma área de mais de 1800 km2. A água é de origem do glaciar e durante seu caminho ao para escoar no Lago Bertrand primeiro e mais tarde no Rio Baker.
Suas principais atrações são a Capillas de Mármol e a Reserva Nacional Lago General Carrera, que tem muitas áreas naturais com diferentes espécies como huemules, pumas, raposas e cóndores; Além de flora nativa e bosques de lengas coigue. Nesta área, você pode fazer todos os tipos de atividades de lazer, como a pesca com mosca, caminhadas, cavalgadas, entre outros. Em seus arredores estão as cidades de Chile Chico e Puerto Guadal.
Capillas de Mármol:
Capillas de Mármol, correspondem a uma formação rochosa de ilhotas com formas fantasiosas de marfim, que está localizado às margens do Lago General Carrera.
Eles são três formações: a Catedral de Mármol, Capillas de Mármol e a Caverna de Mármol, que pode ser introduzido a partir de dentro para observar a beleza de suas formas e o reflexo das águas azul-turquesa do Lago General Carrera nelas.<7p>
Para alcançá-los, existem excursões em barcos que são feitos durante todo o ano.
Puerto Guadal :
Ele está localizado no sudoeste do Lago General Carrera . É uma cidade onde a principal atividade é ovinos e bovinos, além de fazer doces caseiros e doces.
Ele tem um microclima agradável, por isso é um balneário muito visitado durante o verão, as águas quentes do lago e os seus dias de sol ideal para passeios ao ar livre. Outra atração é a cachoeira Los Maquis, uma cachoeira de 25 metros localizados ao redor Puerto Guadal.
Reserva Nacional Cerro Castillo:
Ele está localizado ao sul de Coyhaique numa vegetação exuberante da flora nativa do sul e várias trilhas para descobrir os arredores. Neste reserva, há também uma área de camping, banheiros de serviço completo e chuveiros.
Possui lagoas, como a lagoa Chiguay , permitindo profundamente ver glaciares colgantes, lagos de origem glaciar e florestas do tipo andino patagônica.
Puerto Bertrand:
Ele está localizado próximo ao Lago Bertrand, na nascente do rio Baker. Ele tem densas florestas de faias e em seus arredores encontramos outros lugares atraentes, como o Campo de Hielo Norte, Reserva Nacional Lago Cochrane, Lago General Carrera, entre outros.
Este setor pode se envolver em atividades de lazer, como a pesca, passeios a cavalo, mountain bike, trekking e muito mais.
Cochrane:
Ele fica ao lado do Campo de Gelo Norte e é considerada a última grande cidade da Carretera Austral, perfeito para o estoque, porque tem todos os serviços e comércio.
Em seus arredores você pode fazer caminhadas, passeios a cavalo, pesca, passeios a parques que ficam perto do setor, como a Reserva Nacional Lago Cochrane, Parque Nacional Laguna San Rafael, Reserva Nacional Lago Carrera, entre outros, o ecoturismo, rafting e caiaque; além de observar a fauna nativa, especialmente cervos.
Campos de Hielo Norte:
Os campos de gelo do norte da Patagonia estende-se a 4.200 km2 na região de Aysén XI. Estima-se que o gelo que se formam tem 30.000 anos de idade.
Nesta área, podemos encontrar atrações como o Monte San Valentín e a famosa Laguna San Rafael e seu ventisquero.
Rio Baker:
O Baker, maior rio no Chile começa no Lago Bertrand, ao sudoeste do Lago General Carrera. Tem 370 km de comprimento. Ele é famoso por ser um lugar de muitas atividades aquáticas, como torneio de pesca desportiva que se realiza no final de fevereiro em Puerto Bertrand- caiaque e rafting. E desemboca na localidade de Caleta Tortel.
Caleta Tortel:
Encontra-se na foz do rio Baker, ao lado dos Campos de Hielo Norte y Sur. Ele está localizado perto do final da Carretera Austral e é conhecida por sua arquitetura única, com passarelas de madeira para mover ao redor do campo, construído com madeira de cipreste guaitecas. É considerada zona típica desde 2001.
Na área de Caleta Tortel encontramos o Parque Nacional Bernardo O'Higgins, onde esta localizado o Campo de Hielo Sur.
Villa O'Higgins :
Esta é a última cidade da Carretera Austral . É uma área cercada por geleiras e vastas áreas de campos de gelo; por isso, é ideal para os amantes do montanhismo e trekking. É o passo para chegar à área de El Chaltén, na Argentina.
Neste setor não há telefones celulares, caixas eletrônicos ou transportes públicos. Tem um posto de gasolina, mas seus preços são bastante elevados. De qualquer forma, possui ofertas de hospedagem e restaurantes.
O que fazer
Começando o percorrido em Puerto Montt, podemos visitar o Parque Nacional Alerce Andino e ver uma floresta única e antiga, com cópias em mais de 3000 anos de existência.
Além desta área natural, na mesma área, você pode visitar o Parque Nacional Hornopirén, grande beleza natural e completamente livre de áreas de intervenção. Aqui podemos fazer atividades ao ar livre como a pesca desportiva nas lagoas.
Mais a sul, chegamos à Caleta Gonzalo, onde começa o Parque Pumalín, oferecendo trilhas bem marcadas para caminhadas, área para piquenique, alojamentos e lojas de artesanato começa.
Passando por este pode Região XI de Aysén e Coyhaique, onde se pode chegar à área Futaleufú. Aqui encontramos belos parques nacionais e um dos melhores rios do mundo para rafting do mesmo nome.
Além disso, encontramos nesta área Puyuhuapi e as Termas de Puyuhuapi em Isla Magdalena e excelentes serviços turísticos.
Aqui você também pode visitar o Parque Nacional Isla Magdalena, uma área protegida que só pode ser acessado através de via marítima.
Continuando ao longo da Carretera Austral encontra-se o Parque Nacional Queulat, que tem atrativos naturais deslumbrantes: o Salto Padre Hurtado García e maravilhoso Glaciar colgante, oferecendo uma paisagem única no mundo.
Se nos movermos em direção à zona sul podemos conhecer a Reserva Nacional Cerro Castillo, que tem cerca de 180 mil hectares, com estradas, glaciares, lagos e belas paisagens em seus arredores.
Encontramos também o Lago General Carrera na Reserva Nacional que tem o mesmo nome, é conhecida por suas atrações, como Capillas de Mármol, nas margens do Lago General Carrera, e pode ser cruzado em barcos , descobrindo inteiros dentro de suas cavernas rochosas .
Neste sector podemos explorar uma das atrações mais importantes: o Parque Nacional de San Rafael, descobrir a Campos de Hielo Norte, o Monte San Valentin e Bahía Exploradores.
Se continuarmos a nossa aventura para o sul, encontramos o Lago Bertrand, um dos melhores lugares do país para a pesca com mosca. Suas águas fluem para o Rio Baker, que tem a corrente mais forte entre os rios do Chile, conta com águas azul-turquesa e também é ideal para esportes aquáticos, como rafting e caiaque.
Além do Rio Baker, a Carretera Austral muda e se torna mais resistente e a estrada é sinuosa. Nesta área encontramos a cidade de Cochrane, a última cidade com serviços e comércio, por isso é recomendado para se fornecer, se você pretende continuar a aventura. Esta área se destaca porque podemos encontrar muita população de huemul que vivem naturalmente em seus arredores, como a Reserva Nacional Tamango.
A partir daqui, continuar em direção a Caleta Tortel com suas passarelas de madeira única, que dá um charme único a este local. Em seus arredores, podemos encontrar áreas naturais como a Isla de los Muertos, as geleiras Steffens e Neff, entre outros.
Desde a Caleta Tortel podemos retornar a Carretera Austral e continuar a Villa O'Higgins. A estrada torna-se estreita e é difícil para chegar a Villa O'Higgins, que é o fim da Rota 7, a 1247 quilômetros de seu ponto de partida em Puerto Montt. Uma de suas principais atrações é o Parque Santiago, que possui um morro onde e possível ver uma vista panorâmica de toda a cidade. Villa O'Higgins é a porta de entrada para a "Capital do Trekking " , a cidade de El Chaltén , na Argentina.
Recomendação
Economia:
Ao longo da Carretera Austral encontrar vários locais, algumas cidades maiores, com mais lojas e serviços; e aldeias mais rurais, onde encontramos caixas eletrônicos ou casas de câmbio. Algumas das cidades da Carretera Austral, onde podemos encontrar casas de câmbio e estabelecimentos que aceitam cartões de crédito, as cidades são Puerto Montt, Coyhaique e Cochrane.
Transporte:
Nas grandes cidades da Carretera Austral, podem encontrar todos os tipos de transporte, de ônibus, táxis e o aeroporto como o Tepual em Puerto Montt; e o aeroporto de Balmaceda em Coyhaique.
Em algumas localidades há ônibus que permitem percorrer os lugares, da Carretera Austral, fazendo a travessia de barco. De carro, você deve tomar o mesmo caminho; e mudar-se para áreas rurais onde não há rotas de transporte público.
Você também pode visitar a Rota 7 sobre a Rota 40 na Argentina , que permite ser transportado por terra para as áreas mais importantes da Carretera Austral .
Além disso, você pode chegar à Carretera Austral em embarcações que navegam a partir de Puerto Montt a Puerto Chacabuco , localizado a 82 km da cidade de Coyhaique em Aysén Região IX . Esta viagem leva um dia inteiro e pode ser vista de outra perspectiva a beleza da Patagonia chilena.
Comunicações:
Em seus 1.247 km, a Carretera Austral atravessa duas regiões do país e dezenas de cidades e vilas. O código de país para Puerto Montt, o ponto de partida é a Rota 7, é o 65 o código de Coyhaique e Cochrane da área é o 67.
Lembre-se que para telefonar do estrangeiro é necessário discar o código internacional do Chile é de 56 ; em seguida, o código de cidade e , finalmente, o número de telefone correspondente .
O que e Onde Comer
Cruzando a Rota 7, podemos desfrutar da cozinha tradicional do sul do Chile. Preparado com salmão, truta, cordeiro, carne de veado e carne de javali; e caranguejo que são alguns dos ingredientes que encontramos em nossa aventura para Villa O'Higgins.
Como viajamos bastante, temos a oportunidade de experimentar diferentes sabores e comidas típicas de cada lugar. Para o grande número de lagoas, lagos, rios e litoral, os pratos de frutos do mar fazem parte da cozinha tradicional, e você pode saborear diferentes tipos de peixes, como a truta, o salmão, entre outros.
Além disso, as áreas da Patagônia são caracterizadas por fazendas de gado, o cordeiro é um dos ingredientes clássicos da cozinha patagônica. A preparação tradicional é o cordeiro magallánico ou “asado al palo”.
As grandes áreas naturais que funcionam ao longo da Carretera Austral permitem colheitas de frutos silvestres como mirtilos, murta , framboesas e outros. Com estes deliciosos doces caseiros e licores, ideal para o aquecimento do corpo para os dias mais frios, quando cruzamos a Rota 7 .
Pela presença de colonos europeus em várias localidades que fazem parte da Carretera Austral, os kuchenes, pães doces, bolos, tortas e chocolates fazem parte dos sabores tradicionais da região. O mesmo se aplica para a cozinha e pratos como curanto chilota no poço, caçarolas e outras preparações feitas com batatas.