Turismo aventura
Surf
Um dos esportes mais populares do mundo, sinônimo de verão e cabelo na água. No Chile, também se pode realizar surf e muitas pessoas viajam especialmente a algumas praias do Chile para dominar as grandes ondas que aí são produzidas com o vento.
No Chile pode-se surfar durante todo o ano, especialmente no norte do país onde as condições climáticas são excelentes durante a maior parte do ano e apresentam um inverno com poucas precipitações. Além, a água do norte é cálida, pelo que se transforma em um destino interessante para os que viajam com os surfistas.
Na zona central também existem praias onde se pratica surf. Mas frio e as chuvas as mantêm fechadas no inverno, são visitadas por milhares de pessoas em primavera e verão. Aqui a água é mais fria, mas as ondas são maiores.
Leva um pouco de tempo aprender a surfar, mas depois é somente prática. É necessário ter a ajuda de um instrutor ou alguém experto se não conhece o lugar elegido, visto que é importante conhecer as condições do clima ou as ondas antes de intentar dominá-las. Além disso, é imperioso saber nadar, por qualquer eventualidade e porque é seguro que alguma onda vai-te afastar de sua tábua.
O equipamento necessário para surfar consiste de uma tábua de surf e um traje especial, geralmente feito de neoprem, que protege o corpo da água e a temperatura dela.
No Chile, onde as costas se estendem por milhares de quilômetros, alguns dos lugares onde pode viajar para surfar são:
- Zona Norte
- Arica, Iquique, Antofagasta, La Serena, Pichidangui, Isla de Pascua (somente para expertos).
- Zona Centro
- Reñaca, Pichilemu (o destino mais popular), Puertecillo, Maitencillo.
- Zona Sul
- Lebu.