Montanhismo

Chile caracteriza-se por estar rodeado de montanhas. Com Los Andes a um lado e a Cordillera de La Costa pelo outro, as possibilidades para praticar esse esporte são ilimitadas. O país tem sobre 4000 quilômetros de montanha, com cumes que superam os seis mil metros de altura.

É uma atividade de risco, complicada e que depende da destreza e o bom estado físico de quem a pratica. Recomenda-se pegar um curso de instrução e avançar pouco a pouco, visto que é um esporte que requer resistência física e mental. O vento, a altura e a falta de oxigeno podem causar estragos nos que não estiverem preparados para isso.

O equipamento para praticar montanhismo divide-se em equipamento básico e equipamento técnico. No primeiro grupo está: sapatos e roupa adequados, mochila, carpa, saco de dormir, caixa de primeiros auxílios, proteção solar e fogão. No segundo grupo, são incluídos: casco, corda, arnês, bastões, pitões e mosquetões.

Uma vez que se dispõe do equipamento adequado e a supervisão de um instrutor capacitado, quem deve entregar aos desportistas a informação necessária sobre a atividade, o terreno que vai recorrer e as técnicas a utilizar, pode-se viajar até a montanha e cumprir o sono de escalar.

No Chile, onde existem montanhas em todas as regiões, que vão diminuindo em altura para a Patagonia, os lugares mais populares para praticar montanhismo são:

Zona Norte
Parinacota, Ojos del Salado, Llullaillaco.
Zona Centro
Aconcagua, Tupungato, Volcán San José, La Paloma, El Altar, El Plomo, El Morado.
Zona Sul
Vulcões Villarrica, Osorno, Lanín e Llaima. Torres del Paine, Cerro Fritz Roy.

Existem muitos outros lugares pelo que depende do lugar ao que se visite, a montanha a escalar. Deve perguntar no escritório de turismo local ou nalguma agência de esporte aventura sobre as montanhas habilitadas, os níveis de expertise necessários e qualquer outra dúvida referente a esse esporte.