Caiaque

Do mesmo modo que se podem encontrar montanhas ao longo de todo o território chileno, o mesmo ocorre ao buscar corpos de água. Chile tem mais de quatro mil quilômetros de costa, onde se pode praticar caiaque de mar, enquanto no interior existem rios onde praticar a outra disciplina: caiaque de rio.

O Caiaque é um esporte bastante popular que se pratica em solitário, dentro de um caiaque, parecido a uma canoa, com um remo de duplo de pá. Muitos turistas viajam especialmente ao sul do Chile a praticar caiaque e rafting nos rios da Patagonia, que são conhecidos no mundo inteiro por seus excelentes rápidos categoria IV e V.

Caiaque de Rio

O caiaque de rio é uma atividade emocionante, que consiste em ir de caiaque e evadir os rápidos que se formam nos rios, que são classificados entre I e VI segundo sua dificuldade e rapidez. No Chile, os rios na Patagonia têm rápidos entre III e V, sendo o rio Futaleufú o preferido dos kayakers.

Dependendo do lugar do Chile que se visite e o nível que se quiser praticar, os rios nos quais se pode praticar caiaque são:

Zona Centro
Maipo (III-IV), Cachapoal (III) e Claro (III).
Zona Sul
Bío-Bío (III-IV), Trancura (V), Futaleufú (V), Baker (V), Espolón (III), Serrano (I). Na Patagonia, nos Parques Nacionais, existem muitos outros rios onde se pratica caiaque, com categorias entre III e IV.

O equipamento para praticar caiaque de rio consiste em um caiaque, um traje de neoprene (para se proteger contra a água e as baixas temperaturas dela), um remo de dupla pá e colete salva-vidas, além de casco.

Considerando que é um esporte de risco, recomenda-se começar em rios de classe I, acomodar-se ao equipamento e incrementar o perigo pouco a pouco. Além disso, nunca se deve descer o rio sozinho, sempre com alguém de perto. É importante que o desportista saiba nadar e que tenha um plano caso de emergência.

Caiaque de Mar

Algo mais simples que o caiaque de rio, o caiaque de mar pode-se realizar de pares, em caiaques especiais que permitem recorrer distâncias em águas mais tranquilas de pares. O resto do equipamento é basicamente o mesmo.

O caiaque de mar é conhecido também como caiaque de travessia e seu fim é passear por águas mais serenas, como o mar ou os lagos, enquanto se observa a natureza do entorno. É um esporte de menos risco que implica força física, para remar, e as ganhas de estar no meio dos corpos de água.

Ainda quando os primeiros em utilizar o caiaque foram os esquimós, os quais os construíam utilizando a pele e grassa de animais, hoje se constroem caiaques de madeira ou de plástico, inclusive de fibra de vidro. Também existem caiaques de policarbonato, de composite e infláveis.

Para praticar esse esporte pode-se viajar até os seguintes destinos:

Zona Norte
Praias Los Molles, Tongoy, Guanaqueros, Pichidangui; Embalse Puclaro e a Paloma; Isla Damas.
Zona Centro
Praias Concón, Quintero, Algarrobo; Laguna Aculeo, Lago Rapel, Colbún e Vichunquén, Rio Maule, Cachapoal, Rapel, Embalse El Yeso.
Zona Sul
Lago Villarrica, Caburgua, Colico, Conguillío, Calafquèn, Pirihueico, Riñihue, Panguipulli, Neltume, Ranco, Llanquihue, Bertrand,  Chapo, General Carrera e Todos Los Santos. Laguna Lleu-Lleu e El Laja. Rio Futaleufú, Yelcho, Palena, Aysén, Baker e Serrano. Fiorde de Tortel e Pumalín.