Parque Nacional Lauca

Localizado na pré-cordilheira de Putre, o Parque Nacional Lauca tem 137.883 hectares. O terreno é irregular, com vulcões que superam os seis mil metros de altura e um setor de altiplano, onde existem ladeiras vulcânicas e campos de lava.

O clima no parque é seco, ainda apresenta chuvas no verão e neve no inverno, pela altura. A temperatura média é de 18°C, temperatura que desce a grados baixo de zero pela noite. É um lugar desértico, onde existe pouca vegetação composta, maiormente, por cactos.

Para chegar ao parque deve pegar a Carretera Internacional CH11, que cruza o parque e está em excelentes condições. Existem outras formas de chegar a Lauca: pela parte norte utiliza-se a rota Visvirí - Parinacota, enquanto que pelo sul usa-se a rota A-231 ou A-235, ambos são caminhos de terra, que também permite o acesso à Reserva Nacional Las Vicuñas e conecta as áreas protegidas para o sul do altiplano.

O Parque tem áreas de hospedagem e camping em Chungará, onde também existem áreas para comer, todo no entorno da natureza do lugar.

Para os que desfrutam caminhando para conhecer o lugar, existem várias veredas para recorrer e conhecer sobre os recursos naturais da zona, além dos marcos culturais que se olham no caminho. As veredas estão a 4500 metros sobre o nível do mar, dado a ser considerado para os que podem ser afetados pela altura e o exercício nessa altura. Na administração do parque, que se localiza em Parinacota (a 19 quilômetros do Lago Chungará), podem-se adquirir informativos com toda a informação necessária para realizar excursões no lugar.

As veredas marcadas e recomendadas são duas: Cotacotani e Parinacota. A primeira tem oito quilômetros de longitude e leva quatro horas aproximadamente, enquanto que a segunda leva apenas uma hora para recorrer, visto que são somente três quilômetros.

Para recuperar as forças e a energia depois de passar a manhã caminhando, perto de Lauca existem três restaurantes rústicos, no povoado de Chucuyo, onde se podem degustar pratos típicos da zona. Fora do parque existem restaurantes e uma pousada, em Putre.

Em Parinacota, também, funciona um centro de informação ambiental, Las Cuevas, Chungará e uma casa de hóspedes (em Putre). Todos os serviços como telefone, benzina, primeiros auxílios e supermercados estão em Putre ou em Arica.

Quanto às atividades recreativas que se podem realizar no parque, elas dividem-se em:

Lago Chungará:
Escalada, montanhismo, excursões, trekking, observação de flora e fauna, vista panorâmica, informação ambiental, observação recursos naturais.
Bofedal de Parinacota:
Excursões, montanhismo, observação de flora e fauna, vista panorâmica, informação ambiental, observação recursos naturais.
Rio Lauca:
Pesca, escalada, observação de flora e fauna, vista panorâmica, observação recursos naturais.
 
Las Cuevas e Quebrada Taipicahue:
Observação de flora e fauna, vista panorâmica.