Sobre Chile

Chile está localizado ao longo da costa ocidental do cone sul da América do Sul, entre o segmento mais alto da Cordillera de Los Andes e o Oceano Pacífico. Sua forma é única: é um dos países mais compridos do mundo, com 4.300 quilômetros de longitude, mas simultaneamente um dos mais estreitos, com uma largura média de somente 180 quilômetros. Possui todo tipo de climas existentes no planeta excetuando somente o clima tropical.

A língua oficial do Chile é o espanhol, e sua moeda o peso chileno. A população é mestiça, mistura de europeus e indígenas, cujas tradições ainda são percebidas nalgumas partes do país. O índice de alfabetismo é de 94%, sendo uma das mais altas da América Latina. Por outra parte, aproximadamente o 90% dos chilenos são católicos romanos, existindo liberdade de culto.

Superfície

Chile possui uma superfície de 756.096 quilômetros2, a qual aumenta em 1.250.000 quilômetros2 ao incluir o território Antártico Chileno.

População

Conforme o censo realizado o ano 2002, Chile tem uma população de 16.000.000 habitantes aproximadamente.

Clima

A inusitada extensão norte-sul do Chile, equivalente a cruzar Europa desde o extremo norte de Noruega até além do extremo sul de Espanha, origina a uma grande variedade de climas, onde somente estão ausentes os tropicais úmidos. No Norte, regiões I, II e III, existem lugares onde nunca se têm registrado chuvas, como no Deserto de Atacama, e outros onde as esporádicas chuvas que caem no inverno originam a uma explosão de flores em primavera, fenômeno conhecido como "Deserto Florido". Em toda essa grande porção do país, a costa tem clima moderado, com a nebulosidade matinal e tardes ensolaradas. Na medida em que aumenta a altura, a temperatura diurna sobe e a noturna diminui. No altiplano, a temperatura cai por baixo dos 0ºC de noite inclusive no verão. Nessa época, também, ocorre um fenômeno denominado "Invierno Boliviano", com ocasionais tormentas de chuva e granizo. 

Mais para o sul, entre as IV e VIII regiões, encontramos paisagens mediterrâneos, com vales e costas favorecidos por um clima temperado, estações muito diferenciadas, verãos secos e invernos relativamente chuvosos. 

Entre as regiões VIII e X predomina um clima temperado chuvoso que sustenta grandes florestas nativas e uma florescente indústria agropecuária. Nas regiões XI e XII o clima é chuvoso e moderadamente frio, com muito vento na costa e na pampa patagônica. Para o extremo do continente diminuem a temperatura e as precipitações. 

Isla de Pascua e o Arquipélago Juan Fernández possuem um clima subtropical de agradáveis temperaturas, umidade moderada e relativamente pouca variação durante o ano.

Economia

Chile possui uma das economias mais abertas do mundo, com baixas tarifas aduaneiras e forte orientação às exportações. Desde faz mais de 12 anos o PGB chileno cresce a razão de 7% anual, enquanto a inflação descende, sendo hoje pouco mais de 4% anual. Chile é membro do APEC e do MERCOSUR, e tem subscrito acordos comerciais com a União Europeia, México e Canadá.

Entre as principais atividades estão a atividade mineira, os serviços, a extração de matérias primas, a indústria florestal, a pesca e a manufatura e o turismo.

Gastronomia

A gastronomia é essencialmente a base de produtos do mar, os quais no Chile alcançam uma qualidade excepcional. 

Chile é também um dos principais produtores de fruta de qualidade, que se podem desfrutar praticamente em todo o país. Suas uvas, nectarines, maçãs e outras frutas são de preferência em todos os continentes. 

Outro rubro destacado é o vinho, que ganha adeptos e medalhas em todo o mundo. Cepas que já têm desaparecido no velho mundo aqui seguem produzindo vinhos de extraordinária qualidade a preços moderados.