Rafting
Consiste em descer pelas correntes rápidas dos rios através de uma balsa de pneu que deve ser dirigida pela embarcação composta geralmente por 4 e 8 participantes.
Esse esporte aventura encontra grande quantidade de adeptos por ser uma atividade que não requer de maior preparação e de um equipamento que é proporcionado pelas agências, o qual inclui a balsa, trajes de neoprene, casco e salva-vidas, entre outros.
Existe perigo de quedas, mas para o rafting em família existem águas tranqüilas. Os trajetos vão desde 1.5 até 35 quilômetros.
História
Deriva dos navegantes de rápidos –geralmente caçadores, pescadores e exploradores- que desciam em pequenos botes e também balsas. Depois foi uma prática recreativa nos Estados Unidos e a Europa e em 1950 predominou em competências internacionais.
No Chile
Chile tem rios aptos para a prática desse esporte. Os rios Futaleufú e Bío Bío são os maiormente reconhecidos por quem desfruta dessa disciplina, mas as águas mais tranqüilas também são alternativas apropriadas para os turistas.
Detalles
- Aspectos Básicos
-
O esporte é praticado por meio de uma agência que facilita o divertimento e o equipamento. Deve avaliar os níveis de dificuldade da descida dos rios, saber nadar e possuir boas condições físicas e psicológicas.
É sugerido cuidar e preservar a natureza, selecionar cuidadosamente o trajeto e ter equipamento de segurança.
- Serviços
-
Agências.